quarta-feira, 18 de março de 2009

Bullying



Pois é meninas, chegamos a nossa reportagem principal: Bullying
Fizemos entrevistas com duas meninas, uma que sofreu e outra que praticou bullying, para mostrarmos os dois lados da situação. Antes de mais nada vamos ver o que significa bullying:
"O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima."
Num português bem básico, o bullying é quando você humilha, debocha ou maltrata uma pessoa, independente de motivos.
Vamos então a entrevista da menina que sofreu bullying:
1. Qual foi o motivo para que começassem a pratica bullying com você?
Foi por eu ser gordinha, na época da adolescência todas nós passamos por mudanças, e eu tinha perdido um parente super querido a pouco tempo, estava frágil e creio que o praticante se aproveitou. Viu que eu não me defenderia.
2. E como começou?
Começou quando entrei na escola, mudei de cidade e por ser nova virei alvo.
3. A primeira coisa que você fez pra tentar resolver a situação foi...
Coversar com a pessoa, o que não adiantou, então eu parei de ir a escola, isso era fim do ano, o que fez com que chamassem eu e minha mãe.
4. Chegou a rolar algo jurídico?
Não, depois que acabou o ano eu já tinha superado a morte recente e voltei pro novo ano com mais força, fiz amizades com pessoas que me defendiam, o que fez o praticante parar de me atormentar por medo.
5. Sentiu alguma conseqüência, pelo ato sofrido?
Sim, muitas. Hoje estou com peso considerado normal, e mesmo assim me sinto inferior as outras garotas, penso que sempre tem alguém me olhando e me achando gorda e desageitada.
6. Faria bullying com alguém?
Jamais. Pelo contrário, eu defendo quando vejo que uma pessoa é alvo. Me lembro do que sofri, isso me faz ter raiva, porque muitas vezes até os professores vêem e participam do ato.
7. Você contava para alguém o que sofria?
Pra minha mãe, e só pra ela, e mesmo assim ela achava que era brincadeira de criança. Eu tinha meedo de contar pra outras pessoas e elas começarem a rir de mim também.
8. Acha que as escolas estão preparadas para enfrentar esse tipo de problema que é tão freqüente entre os alunos?
Não. Alguns professores praticam bullying. O jeito de resolver é enfrentar o "problema", o que faz a pessoa desviar de você a partir do momento que você se defende.

Agora a conversa que tivemos com uma garota que praticou o bullying:
1. Primeiramente, você acha correta sua posição ou rola um arrependimento?
Não, eu me arrependo, claro. Hoje eu vejo que o que eu fiz foi errado, que eu não gostaria que fizessem comigo, e que eu a magooei de verdade. Fiz sem pensar nas consequências, pedi desculpas e tudo.
2. Qual foi o motivo?
Ela era na época minha melhor amiga, mas tinha uma péssima mania de 'ficar a fim' dos mesmos meninos que eu e minhas amigas, e fazia de tudo pra ficar com eles. Inventava coisas pra eles, nos difamava, era ridículo. E depois que ficava, ainda fingia que nada tinha acontecido. Você aguenta uma, duas vezes. No máximo três. Mas foram onze vezes. Aí não dava mais, a classe toda se revoltou contra ela.
3. Alguém da sua família teve conhecimento desse fato?
Sim, meus pais. Não sabiam a história toda, só sabiam que eu não falava mais com ela, e não os motivos. Eu não ia falar pros meus pais que ela tava 'roubando' os meninos de mim, HAHA. Mas no final, acabaram sabendo, sim.
4. Você quem começou, ou de começo apoiou alguém que já era praticante do bullying com essa pessoa?
Não, não fui em quem comecei. Na verdade, eu nem era uma das 'principais' que praticavam o tal bullying. Mas eu dava risada, não fazia nada pra parar, e fazia piadinhas pelas costas dela, o que não deixa de ser errado.
5. Aprendeu algo com essa situação?
Sim. Acho que antes de fazer algo contra alguém, devemos pensar muito se vale a pena. Se desejaríamos aquilo para nós. Pensar antes de agir.
6. Praticaria novamente?
Não.
7. A pessoa teve seqüelas graves?
Na verdade, não. Ela só se isolou de todos, pois ninguém queria mais falar com ela. Ficar sozinho, é claro, é ruim. Mas nada muito traumático, até porque depois tudo se resolveu.
8. Se você fosse a vítima, como contornaria a situação?
Acho que é meio clichê falar isso, mas é na base da conversa. Eu só fiz o que fiz, pois não tinha noção do que estava fazendo. Não tinha noção da amplitude do problema. Foi só quando minha professora nos perguntou em sala se conhecíamos o bullying, e disse que era o que a gente estava fazendo contra ela é que caiu minha ficha. Não lembrava, não sabia que estava praticando. Acho que se ela tivesse vindo de boa, conversar, pedir pra parar, explicar os motivos e como se sentia, eu talvez entendesse. Era só uma brincadeira, sabe? Que tomou proporções maiores, e se tornou um ataque de bullying antes que eu percebesse.

Então galera, espero que essas duas "histórias" façam vocês comrpeenderem que a prática de bullying não faz bem a ninguém, nem a quem pratica, muito menos pra quem sofre.

4 comentários on "Bullying"

Anonime on 17 de julho de 2009 às 10:47 disse...

Vlw muitissimo obrigado por essa entrevista eu estavaprecisando para um trabalho agora vou ver o blog diariamente na entrevis só faltou a opinião de um especialista! mas o resto ficou marvilhosamente bem e eu acho que não é culpa da menina que sofreu de gostar dos memos garotos o amor não se planta ele nasce sozinhuu!!!Eu acho que na parte das duas foi uma criancici olha que eu só tenho 11 anos elas devem ter oque um 20 fala sério meninas cai na real!!!Vcs deviam enfrentar isso como verdadeiras adolecentes e não como aborrecentes!
Beijinhus de leticia
olha qualquer coisa comenta no meu flogme www.leetiih.flogme.com.br ou no meu e-mail lelepink_09-2007@hotmal.com xau adorei o blog!!

Graziela on 18 de julho de 2009 às 13:16 disse...

ADOREI O BLOG ESSA ENTREVISTA SOBRE BULLYING ERA OQUE EU ESTAVA PROCURANDO PARA O MEU TRABALHO SOBRE BULLYING ADOREII tb vou visitar o blog diariamente adorei....

Anonime on 21 de julho de 2009 às 11:08 disse...

Olha meninas do mundo jovem vcs poderiam por favor visitar 3 blo e postar um comentário...
*www.blablabladegarota.blogspot.com
*www.blablablaeatitude.blogspot.com
*www.afimdesercrianca.blogspot.com
gracias por la atención yo tambiem ablo español por favor visita nuesso site e comenta oque achastes de la decoración a graziella tambem es mi amiga de mi classe.... coneço ella gracias e adios!!bejitos no coración ablo español mas yo soy brasinera...adiós e fiquem com dios...vc tem que escrever mas cossas...beijinhos tchau.

Unknown on 22 de maio de 2020 às 09:07 disse...

De uma coisa sobre bullying, para uma atividade de redação...

Followers

 

Welcome

Bem vindo elemento curioso!
Tudo mais ou menos?
Comigo tudo bem ;)
Espero que faça bom proveito da leitura!

beijo

Mundo Jovem Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez